Anac abre inscrições para 213 bolsas de estudos


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu inscrições para 213 bolsas de estudo para formação de pilotos (homens e mulheres) para a aviação civil. As vagas são oferecidas em convênio com 19 aeroclubes de oito estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins) (veja aqui o edital).


O projeto de bolsas de estudo é direcionado a candidatos de 18 a 36 anos incompletos (não completados até 4 de janeiro) que pretendam concluir o curso de piloto privado ou de piloto comercial – para piloto privado são 31 anos incompletos e para comercial, 36 anos.

Leia mais.



Os candidatos já deverão ter realizado pelo menos 25% das horas previstas no curso desejado (veja detalhes abaixo) e passarão por um processo seletivo que contempla uma prova teórica e uma avaliação prática de proficiência em aeronave de instrução.

A Anac já selecionou os aeroclubes que participarão do processo para garantir elevado nível de qualidade e segurança durante todas as etapas do treinamento – veja aqui a lista.

Serão 139 bolsas para o curso prático de piloto privado de avião e 74 para o curso de piloto comercial – veja aqui a relação.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até 12 de fevereiro e as bolsas cobrem 75% das horas de voo necessárias para a formação dos pilotos.

No dia 1° de março, a Anac irá divulgar na Internet a lista dos candidatos inscritos. Todos passarão por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, no dia 14 de março, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Rio Claro (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Nacional (TO), Fortaleza (CE) ou São Luís (MA).

Os aprovados na prova objetiva – com pelo menos 70% de aproveitamento – terão sua documentação analisada dentro do número de vagas disponíveis no aeroclube escolhido e serão submetidos ao exame de Proficiência Técnica, a partir de dia 23 de abril, também de caráter eliminatório.

Após essa etapa, os aprovados terão direito às bolsas e as aulas práticas serão agendadas diretamente com o aeroclube. A ANAC fará o acompanhamento, a assessoria e a fiscalização dos aeroclubes.

A formação na área tem um alto custo. Considerando apenas as aulas práticas, para um aluno se tornar piloto privado o investimento pode chegar a R$ 14 mil e, como piloto comercial, pode superar R$ 70 mil, segundo a Anac.
Pré-requisitos do candidato à bolsa de piloto privado de avião:
Possuir idade mínima de 18 anos e não haver completado 31 anos até a data de 04/01/2010.
Possuir ensino fundamental completo reconhecido pelo Mec.
Possuir Certificado de Capacidade Física de 2ª classe – nível piloto privado.
Ter sido aprovado em banca de exames da Anac para piloto privado de avião, com data de validade posterior a dezembro de 2010.
Possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de voo de instrução em avião: 9 horas, se realizadas em entidade de ensino homologada pela ANAC; ou 14 horas, se não realizadas em entidade de ensino homologada pela Anac.

Pré-requisitos do candidato à bolsa de piloto comercial de avião:
Não haver completado 36 anos até a data de 04/01/2010.
Possuir ensino médio completo reconhecido pelo Mec.
Possuir Certificado de Capacidade Física de 1ª classe – nível piloto comercial.
Ter sido aprovado em banca de exames da Anac para piloto comercial de avião/IFR, com data de validade posterior a Dezembro de 2010.
Possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de voo de instrução em avião: - 29 horas, se realizadas em curso de piloto comercial (após cheque de piloto privado) em entidade homologada pela Anac; ou 79 horas, se não realizadas em curso de piloto comercial (após cheque de piloto privado) em entidade de ensino homologada pela Anac.
 

©Copyright 2011 Urbano News | TNB